Na próxima segunda-feira (01/05), entrará em vigor uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em dólar para o agronegócio, estimada em 1 bilhão de reais. O lançamento oficial ocorrerá durante a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), em Ribeirão Preto (SP).
De acordo com o presidente do banco, Aloizio Mercadante, apenas empresários flagrados desmatando ilegalmente não terão acesso à nova opção de financiamento, que terá taxa fixa de 7,59% ao ano e também estará ligada à variação do câmbio. Facilitando a compra de máquinas agrícolas, tratores, sistemas de energia fotovoltaica e outros equipamentos utilizados pelo setor, a nova linha será lançada em breve.
“A linha de crédito vai beneficiar, principalmente, produtores rurais que têm operações em dólar. Só a agricultura exportou no ano passado 159 bilhões de dólares, então tem muito espaço para essa linha crescer. Ela vai modernizar a agricultura brasileira e a indústria exportadora e vai gerar mais divisas, investimentos, equipamentos e competitividade na nossa economia”, explicou Aloizio.
Juros baixos
A linha de crédito terá juros abaixo da Taxa de Longo Prazo (TLP), que atualmente está em torno de 19% ao ano. Criada em 2018 para substituir a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), a TLP é utilizada pelo BNDES nos empréstimos que concede. Segundo Mercadante, os juros efetivos poderão ser menores na nova linha devido à correção das prestações pela variação cambial.
Em tempo: Você já conhece os implementos rodoviários da Librelato indicados para o agronegócio? Confira nossas linhas aqui.
Separamos outro conteúdo que pode te interessar.
R$ 17 bilhões serão investidos na infraestrutura do transporte do Brasil