NOTÍCIAS

Confira as últimas notícias Librelato

29.03.2017

5S: Em busca da melhoria contínua

5S. Um conjunto de cinco conceitos simples, que se praticados são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes. Justamente por isso, é uma das principais ferramentas do Lean Manufacturing – ou, em bom português, Manufatura Enxuta. Com esse sistema é possível melhorar a organização, aumentar a qualidade e a produtividade, aproveitar melhor o espaço físico, flexibilizar, padronizar, identificar anomalias e reduzir acidentes. A busca pela melhoria é contínua.

Conhecedora dos benefícios, a Librelato S.A Implementos Rodoviários realizou no final de fevereiro seu primeiro evento de entrega do certificado de campeão do mês de Janeiro para a equipe com o melhor desempenho no Programa 5S’s: o setor de Corte e Dobra.

Neverton Maciel, coordenador de Engenharia de Processos e Gestão de Qualidade da Librelato, explica o processo para se checar ao setor vencedor. Segundo ele, inicialmente se focou na escolha e preparação dos “implementadores de 5S’s” (pessoas-chave na condução do programa), treinamentos intensivos e a divisão da fábrica em nove áreas, sendo: Tanque, Montagem Final, Almoxarifado, Pintura, Basculante, Expedição, Premium/Florestal, Corte e Dobra, Chassi/Carrega Tudo, cada uma representada por ou mais implementadores. “A equipe do Lean teve como preocupação a transferência do conhecimento sobre a filosofia e o treinamento para os implementadores para que fossem capazes de disseminar as práticas para suas equipes”, esclarece.

Já no chamado “Dia D”, a produção teve meio período de um dia normal de expediente para aplicar os três primeiros S’s (Utilização, Ordenação e Limpeza) em toda a planta produtiva da unidade de Içara.

A última etapa, a auditoria mensal, que é a fase que monitoramento da disciplina, classificou as equipes de acordo com a quantidade de não conformidades evidenciadas. “A equipe vencedora do mês será sempre aquela que obtiver menor número de não conformidades”, ressalta Neverton.

O planejamento do Lean se estenderá ao longo de 2017 também para a unidade de Criciúma para promover a padronização nas unidades e a atuação do Lean Manufacturing como ferramenta de gestão.

 

Conhecendo os 5S

O termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas, todas iniciadas com a letra S ‘Senso de', que significa "exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender”

•          Seiri (Classificação, Utilização),

•          Seiton (Organização, Arrumação),

•          Seiso (Limpeza),

•          Seiketsu (Higiene, Padronização, Identificação),

•          Shitsuke (Disciplina).