BLOG DO BERTINHO

Confira as ações da librelato com seus colaboradores

26.06.2020

O mundo nunca mais será o mesmo, nem a comunicação

Estamos vivendo um cenário incerto, sem grandes certezas do que virá pela frente. Mas, uma certeza nós já temos: o mundo nunca mais será o mesmo. As vivências nestes tempos estão nos obrigando a sermos diferentes, de um modo que não será mais possível sermos os mesmos de antes. E isso em todos os campos, seja ele familiar, profissional, espiritual, ou qualquer outro.

Em poucos meses, todas as pessoas, de todas as faixas etárias, estão com mais intimidade e convivência com a tecnologia. É nítido que o Covid-19 potencializou o cenário de aceleração na transformação digital. Estamos em isolamento social, porém, nunca estivemos tão conectados. Estamos vivendo, de fato, a era digital. E essa era impõe uma velocidade diferente em tudo aquilo que fazemos, e não pode ser diferente quando o tema é comunicação.

No mercado de trabalho, a pandemia mudou as rotinas de toda e qualquer empresa do mundo. No universo do Marketing essa necessidade ficou ainda mais aflorada, pois temos que pensar constantemente em saídas que impactem os públicos, mas sempre mantendo as medidas de distanciamento social que são exigidas e sempre pensando na proteção das pessoas. As reuniões presenciais estão suspensas. As viagens também. Então, temos que usar a criatividade neste momento para fazer a nossa comunicação ser vigorosa, tanto externa como interna.

Na Librelato já tínhamos canais digitais bastante fortalecidos com o cliente e isso ganhou ainda mais força agora. Utilizamos muitas formas de comunicação, não só por meio de e-mails marketing, mas também com e-books para orientações técnicas das mais diversas aos caminhoneiros autônomos e frotistas. A notícia checada na fonte ganhou ainda mais relevância com informativos que publicamos em nossas mídias sociais contendo notícias atualizadas constantemente sobre o setor de transporte brasileiro como um todo. Além disso, adotamos também as lives como forma de aproximação com os públicos e as nossas mídias sociais estão sendo atualizadas diariamente.

Com a nossa comunicação interna, o cuidado foi redobrado. É a nossa obrigação garantirmos o alcance, agilidade e eficácia da comunicação com os nossos profissionais, que é de extrema importância durante a crise para mantê-los saudáveis fisicamente e emocionalmente. Afinal, sabemos que são muitas as dúvidas e preocupações, o que pode afetar o profissional de diversas maneiras. Todos precisam se sentir valorizados e acolhidos.

Diante disso, criamos novos grupos de WhatsApp com todos os nossos profissionais e também enviamos semanalmente um boletim com boas notícias. São tantos aspectos negativos que tem chegado até nós, todos os dias, que esquecemos que existem notícias fantásticas: número de curados, buscas por uma vacina em uma velocidade sem precedentes, colaboração entre organismos internacionais, etc. Por isso, precisamos ampliar o nosso olhar e a informação é uma grande aliada neste momento.

Como tudo tem seu fim, a pandemia irá acabar. Mas, por enquanto, seguimos botando em prática uma comunicação interna e externa eficiente. Afinal, a comunicação é primordial para amenizar os efeitos causados pela crise que estamos vivendo. Ela será um braço forte na retomada dos negócios e engajamento de todos.

Enquanto isso, sigamos com “calma” e com “alma”. Que neste momento tão único, estejamos presentes de corpo e alma, com sensibilização, compaixão e conexão.

Faça coisas que gerem impacto, na sua vida, na das pessoas ao seu redor e no mundo.

Por Graziela Gislon, Coordenadora de Marketing da Librelato.